• Matheus Miranda Basile

Great Resignation

A Grande Demissão, também conhecida como Big Quit, é uma tendência econômica em que os funcionários voluntariamente se demitem em massa de seus empregos, começando no início de 2021, principalmente nos Estados Unidos. Tem sido dito que a tendência é em resposta à pandemia de covid-19, com o governo americano se recusando a fornecer as proteções necessárias aos trabalhadores, e a estagnação salarial, apesar do aumento do custo de vida.

Alguns economistas descreveram a Grande Renúncia como uma espécie de greve geral enquanto discutiam Striketober, uma onda de greves em outubro de 2021.

O termo foi possivelmente cunhado por Anthony Klotz, professor de administração da Mays Business School da Texas A&M University, que previu o êxodo em massa em maio de 2021.Apesar de perder a notoriedade inicial, a tendência entre os trabalhadores estadunidenses continuou crescendo no fim de 2021. Em novembro 4.5 milhões de trabalhadores se demitiram no Estados Unidos, um aumento de 382,000 em relação ao meses anteriores. Isso em acontecido todos os meses.

E no Brasil?

No Brasil, com uma taxa de desemprego na ordem de 13% da população trabalhadora, 500.000 brasileiros pedem demissão todos os meses depois da pandemia.

Entre os principais motivos pesquisados, destaco a cultura da empresa e a busca por uma melhor qualidade de vida e maior flexibilidade em seus horários.

Não podemos dizer que esse movimento é consequência da pandemia, pois ele já existia antes em menor escala, mas podemos atribuir a aceleração do processo ao período em que ficamos em casa, quando aprendemos a dar valor ao tempo (gastar 4 horas por dia para ir e vir ao trabalho continua parecendo de uma inutilidade abissal, e a vida, afinal é um tempo que nos permite levar filhos na escola, participar da vida deles, dedicar tempo as relações familiares, estudar, cuidar da saúde (quantos de nós já deixou de ir a uma consulta, porque tinha uma reunião emergencial para um problema fantástico que poderia ter sido resolvido na troca de um e-Mail bem redigido.

Na esteira da Great Resignation vemos os Nomades digitais, profissionais que logo descobriram que poderiam trabalhar em qualquer lugar do mundo onde tivessem uma conexão internet.

Uma grande revolução está em curso. A revolução industrial juntou as pessoas em grandes centros, por causa da necessidade de mão de obra. E junto veio cidades de qualidade de vida cada vez mais deteriorada. A era da informação as redistribuirá.

Trabalhe onde quiser, viva onde faz sentido para você.

Luciano Basile

CEO de i-Coll Soluções e CTO de TALK Contatos Inteligentes.

49 visualizações